28 março 2009

Camisas, camisas e mais camisas...

Camisas? Pff, que é que se pode dizer? É uma das peças mais versáteis que este mundo alguma vez viu. Em primeiro lugar, porque é unisexo e admirado igualmente por todos os escalões etários. Depois, porque tanto pode ser casual ou formal, dependendo de como for conjugado. E por último, porque pode ser muito simples ou muito detalhada. 
Sendo o branco a cor mais recorrente, a camisa pode adquirir milhares de cores diferentes e também formatos. Vejamos este exemplo. Esta camisa é bastante simples, com apenas uma linha de botôes, todos iguais e com uma gola simples e recta. Este tipo de camisas é o mais formal, pois transmite uma ideia de organização, cuidado e metodismo. Pode ser conjugado com uma saia pelo joelho (entre as cores lisas e neutras, como preto, cinzento e nude). As cores podem ser qualquer uma, sendo o branco, o preto e o azul claro as mais formais e as coloridas, como esta rosa, as mais casuais. Quanto ao material, algodão e seda são sempre as melhores escolhas, quer pela higiene, quer pelo aspecto geral. 

Mas e se for a um almoço com os amigos, em que nunguém espera vê-la com grande formalidade, mas apenas um look simples e descontraído?

Então para isso deve optar por uma camisa um pouco menos simples, como esta:
Este conjunto é muito bonito e transmite calma e descontracção, que é geralmente o que se espera num encontro com os amigos. É também bastante fresco, pelo que deve ser usado com mais frequência no Verão. Mas pense bem: Se o seu emprego não tiver muitos requisitos em termos de aparência, pode sempre usar uma destas camisas com calças de ganga e botas de cano alto. Mas tenha sempre cuidado para não exagerar nos acessórios. Uma camisa simples nunca deve ser conjugado com um número excessivo de acessórios ou então corre o risco de ficar com um aspecto pesado e contraditório. Use apenas umas pulseiras e uns brincos, ou até um colar e umas pulseiras (como na figura). 

Todas estas regras alteram se for a um jantar com amigos, mas um jantar formal, num restaurante chique e no qual tem que estar ao seu máximo?

É fácil. Recorra a uma camisa bonita, elegante e com detalhes e pormenores subtis. A seda é, nestas ocasiões, o mais adequado. Para alusir melhor o que pretendo transmitir, deixo aqui uma outra imagem:

Esta camisa é muito elegante, e tanto dá para usar no escritório, numa reunião importante, num encontro com os professores do seu filho, ou até no tal jantar especial...

Para terminar, deixo aqui algumas imagens de conjuntos ou camisas que acho por bem referir. Não se esqueça, o mais importante é estar confortável e de acordo com a ocasião!



Sem comentários:

Enviar um comentário